Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

engenharias

Engenharia Elétrica

Formação mista altamente qualificada

Energia para mover e transformar a vida
Energia para mover e transformar a vida

A produção e a conservação de energia elétrica são assuntos de grande interesse dos brasileiros. Porém, essas são apenas algumas das áreas de estudo da Engenharia Elétrica, área que se debruça sobre o estudo da geração, distribuição, tratamento e armazenamento da energia elétrica, desde as formas mais amplas até o uso nas residências, nas indústrias, no controle e automação de processos, nas Telecomunicações, na Medicina e na Informática. As aulas são, basicamente, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e no Pavilhão Central de Aulas (PCA). Para se adaptar aos avanços tecnológicos da área e às demandas do mercado, o currículo do curso de Engenharia Elétrica da UFMG é continuamente atualizado. Hoje, no sétimo período, os alunos optam por umas das cinco especializações: Computação, Controle de Processos, Eletrônica de Potência, Sistemas de Energia Elétrica e Telecomunicações.

A flexibilização curricular permite, ainda, aos alunos direcionar a formação para uma das especialidades ou optar por uma formação mista, combinando conhecimentos de mais de uma área. O objetivo é formar um engenheiro eletricista com alta qualificação técnica e com uma ampla atuação profissional.

Engenharia Elétrica

setaVagas ofertadas: 100

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 5 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no Pavilhão Central de Aulas (PCA) e Escola de Engenharia

Concorrência no vestibular UFMG
2005 9,90
2006 9,93
2007 9,97

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 5

Mercados de trabalho: O engenheiro eletricista atua em diferentes áreas, como desenvolvimento de equipamentos elétricos e eletrônicos, planejamento de sistemas de energia, sistemas de comunicação - como no caso das telecomunicações e redes de computadores -, e automação, controle e projetos de instalações elétricas em indústrias, estabelecimentos comerciais e residências.

Remuneração média inicial: R$ 2.500,00 a R$ 4.000,00

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG