Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

engenharias

Engenharia Metalúrgica

Convite para transformar

O curso de Engenharia Metalúrgica da UFMG é considerado um dos melhores do país. O currículo está estruturado em disciplinas e em atividades acadêmicas complementares, divididas em dois ciclos: o primeiro, com quatro semestres de duração, prevê uma sólida formação na área de Ciências Exatas e da Terra e o indispensável embasamento em Ciências Normativas e da Natureza. O segundo apresenta uma moderna formação em Ciências de Engenharia (mecânica de materiais, de fluidos, transmissão de calor, de massa, elementos de máquina, eletrotécnica, termodinâmica metalúrgica, cinética dos processos metalúrgicos, estrutura dos materiais, transformações de fase, comportamento mecânico dos materiais) e no estudo de Materiais, Sistemas e Processos envolvidos na profissão (tratamento de minério, pirometalurgia, hidro e eletrometalurgia, siderurgia, fundição, soldagem, conformação mecânica, seleção de materiais, controle ambiental).

O aluno pode complementar sua formação com disciplinas optativas, como Engenharia Cerâmica, Nuclear, Controle e Automação e Polímeros, além de poder cursar disciplinas nas áreas de Administração ou Comunicação Social e desenvolver atividades acadêmicas complementares.

Os dois primeiros anos são no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha, e os três seguintes, na Escola de Engenharia, que está se transferindo para o campus Pampulha. O curso de Engenharia Metalúrgica prepara profissionais capazes para extrair, transformar e aplicar metais.

Engenharia Metalúrgica

setaVagas ofertadas: 50

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 5 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e na Escola de Engenharia

Concorrência no vestibular UFMG
2005 8,24
2006 8,34
2007 9,14

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 4

Mercados de trabalho: O engenheiro metalurgista tem formação multidisciplinar. Ele é apto a trabalhar tanto na extração, transformação e aplicação dos metais e demais materiais, como na gestão de recursos humanos e financeiros, não apenas na indústria metalúrgica, mas em outras áreas. Entre as áreas de atuação, estão: pesquisa e desenvolvimento de materiais, equipamentos, instalações e sistemas; consultoria; laboratórios; instituições públicas ou privadas; comercialização e assistência técnica; gerenciamento e administração de fábricas e empresas; instituições de ensino técnico ou superior.

Remuneração média inicial: R$ 3.500,00

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG