Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

engenharias

Engenharia Química

Generalista sim, mas com foco

Setor de combustíveis integra o mercado de trabalho do Engenheiro Químico
Setor de combustíveis integra o mercado de trabalho do Engenheiro Químico

Caracterizada pela transformação de matérias-primas em produtos, a Engenharia Química se faz presente em praticamente tudo no nosso dia a dia. Cimento, medicamentos, fertilizantes, plásticos, alimentos, gasolina são alguns dos muitos exemplos de materiais obtidos a partir de transformações cujo principal responsável é o engenheiro químico. Profissional bastante versátil, pela ampla área de atuação, tem na matemática, na física e na química a base para a sua formação.

O curso da UFMG, criado em 1947 como Engenharia Química Industrial (em 1961, passou a denominar-se Engenharia Química), oferece aos alunos uma formação sólida nos fundamentos de Engenharia Química e de Operações Unitárias, que são a base de qualquer processo químico. Forma engenheiros com perfil generalista, aptos a atuar nas diversas áreas da profissão e com condições de acompanhar e proporcionar o rápido desenvolvimento tecnológico.

O curso é constituído por três grandes grupos de conteúdo:

Ciências básicas da Engenharia incluindo as áreas de Matemática, Física, Química, Computação e Estatística;

Ciências básicas da Engenharia Química incluindo Processos de Transferência, Termodinâmica e Cinética, além de Materiais;

Operações Unitárias, Processos Industriais e Projetos.

Além disso, é oferecida uma formação na área de Humanidades e uma extensa carga de disciplinas optativas que permitem ao aluno conhecer melhor diferentes áreas do curso, de acordo com o próprio interesse.

Paralelamente à sólida formação teórica, o aluno está exposto a uma intensa atividade prática em laboratórios didáticos e em indústrias diversas.

Engenharia Química

setaVagas ofertadas: 60

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: Cinco anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Escola de Engenharia

Concorrência no vestibular UFMG
2005 15,14
2006 16,06
2007 18,68

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2005: 5

Mercados de trabalho: A principal característica da Engenharia Química é a abrangência. O campo de atuação do profissional envolve indústrias e processos nas áreas petroquímica, alimentícia, farmacêutica, de cimento, mineral, siderúrgica, de produtos químicos diversos, de polímeros, de cosméticos, de meio-ambiente, de tintas e vernizes, entre outras. O engenheiro químico também é capacitado para atuar em setores administrativos, de pesquisa e de desenvolvimento.

Remuneração média inicial: R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG