Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências da saúde

Bem-estar do corpo e da mente

Teoria aliada à prática leva ao aprofundamento do conhecimento

O curso de Educação Física na UFMG é fundamentado no conhecimento multidisciplinar, que envolve o tempo todo, atividades físicas e esportivas, aliadas à aulas teóricas, em que os alunos aprofundam conhecimentos em áreas como Biomédicas – Bioquímica, Fisiologia, Anatomia, Fisiologia do Exercício, Psicologia do Esporte – e Humanísticas – Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia e História, além de outras disciplinas.

Na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), os alunos têm acesso a 15 laboratórios, onde podem desenvolver pesquisas sobre os mais diversos temas, como prevenção e reabilitação de lesões esportivas, recreação e psicologia do esporte. A Escola também oferece quadras esportivas, piscinas, sala de musculação, sala de dança, ginásios de ginástica rítmica desportiva, de ginástica olímpica e de atividades múltiplas, sala de judô e pista para salto a distância.

Os alunos podem participar de estágios e atividades monitorados no Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG, onde além dos programas permanentes, eles têm a oportunidade de atuar junto com colegas de outros cursos, como Nutrição e Turismo, em eventos esportivos. No ano passado, por exemplo, os estudantes tiveram papel importante durante a 1ª Olimpíada da UFMG e o 1º Torneio de Futsal. Muitos alunos, depois de formados, retornam ao CEU com propostas de novos cursos e projetos.

Na UFMG, o profissional pode formar-se Licenciado ou Bacharel. Como Licenciado, ele pode trabalhar em escolas, ministrando aulas de Educação Física para alunos de ensino médio e fundamental, além de elaborar e analisar projetos educativos nessa área. Já o Bacharel está apto para, por exemplo, orientar atividades físicas, coordenar a prática de esportes, desenvolver programas de lazer e realizar pesquisas científicas centradas no movimento humano.

As academias de ginástica estão em crescimento acelerado no país e representam um grande nicho de mercado para os profissionais de Educação Física. Para se ter uma idéia, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Natação, Ginástica e Cultura Física de Minas Gerais (Senagic/MG), apenas entre os anos de 2000 e 2002, dobrou o número de novas unidades filiadas à entidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais.

setaVagas ofertadas: 110

setaModalidades: Bacharelado e Licenciatura

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 4 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: : Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)

Concorrência no vestibular UFMG
2005 23,16
2006 17,92
2007 14,51

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2004: 5

Mercados de trabalho: Escolas públicas e particulares, faculdades, universidades, órgãos públicos, hotéis de lazer, clubes, acampamentos, academias de ginásticas, escolas de esportes, organizações não-governamentais, associações comunitárias, sindicatos e clínicas de avaliação física.

Remuneração média inicial: Em 2007, ainda não foi fixado em Minas Gerais nenhum valor para remuneração por hora/aula, por isso, os profissionais trabalham com o parâmetro do piso salarial, que é de R$ 385,60 para 22 horas mensais.

SubirVoltar para o topo

Revista Diversa nº 12