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Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências da saúde

Nutrição

Consciência alimentar

Nutrição

Um dos cursos mais recentes da UFMG, Nutrição foi criado em 2004, na Escola de Enfermagem, no campus Saúde, com um currículo baseado na integração entre teoria e prática de forma interdisciplinar. Os alunos têm disciplinas obrigatórias e optativas em 17 departamentos, em diversas áreas do conhecimento como Química, Biologia, Ciências Nutricionais e Farmacêuticas, além de Saúde Pública, entre outras.

Desde os primeiros períodos, os estudantes já têm contato com atividades práticas, tanto nos laboratórios, quanto no Hospital das Clínicas da UFMG, nos Restaurantes Universitários, em laboratórios de pesquisa da UFMG, centros de saúde, clínicas de hemodiálise e outros locais, como a Central de Abastecimento de Minas (Ceasa), em Contagem.

Juntamente com alunos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e outros cursos, eles também podem participar de estágios supervisionados no programa de Internato Rural da Universidade, que leva os alunos para atendimentos em cidades do interior do estado.

O curso permite ao estudante ter uma visão global da cadeia alimentar, desde a transformação do produto em alimento, sua integração com o homem nas diferentes fases dos ciclos da vida, até a presença de doenças e carências nutricionais.

O aluno é formado na UFMG para ter habilidades como elaborar cardápios, realizar treinamentos para profissionais que trabalham com o alimento, prescrever dietas de acordo com o diagnóstico médico e o estado nutricional do indivíduo, realizar avaliações nutricionais, interagir com equipes multiprofissionais e realizar pesquisas qualitativas e quantitativas.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, Aline Cristine Souza Lopes, desde o 1º período os alunos têm contato com atividades práticas em ambulatórios, no Hospital das Clínicas, restaurantes e clínicas, onde aprendem e atuam em equipe. Para ela, além de amadurecer o aluno, tornando-o mais realista e crítico, essas experiências fortalecem também a teoria ensinada em sala de aula. “O aluno sabe exatamente qual público e que necessidades ele vai encontrar, e por isso, sabe o que precisa estudar mais, para se tornar um profissional mais apto a lidar com a realidade”, constata.

Nutrição

setaVagas ofertadas: 60

setaModalidades: Bacharelado

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 4 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Enfermagem

Concorrência no vestibular UFMG
2005 Não houve
2006 21,68
2007 18,05

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2004: 5

Mercados de trabalho: Creches e escolas, refeitórios de empresas, instituições geriátricas, hospitais e clínicas, restaurantes comerciais, hotéis e similares, empresas de comércio de cesta básica, bancos de leite humanos, spas, vigilância sanitária, indústria de alimentos, acompanhamento de atletas, além de docência, extensão, pesquisa, supervisão de estágios e coordenação de atividades técnicas em instituições de ensino.

Remuneração média inicial: Como o sindicato da categoria, criado recentemente, ainda não é atuante, não foi estabelecido nenhum piso salarial, nem salário base para a classe. A remuneração, portanto, varia muito de acordo com o serviço prestado.

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Revista Diversa nº 12
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