Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências da saúde

Fisioterapia

Cuidados da ponta do pé à cabeça

Estudantes são preparados para atuar no tratamento, recuperação e prevenção
Estudantes são preparados para atuar no tratamento, recuperação e prevenção

A tecnologia e a qualificação profissional no setor permitiram que o ensino de Fisioterapia na UFMG alcançasse uma formação mais abrangente, capaz de preparar seus alunos para atuar em diversas áreas e utilizar todos os recursos e equipamentos disponíveis para aprimorar seu trabalho.

Um dos mais concorridos do vestibular da Universidade, o curso de Fisioterapia pretende que seus aprendizes tornem-se aptos não apenas a trabalhar no tratamento e reabilitação física de pacientes, mas também na prevenção de problemas. Os alunos aprendem a usar os exercícios físicos, o calor, o frio, correntes elétricas e aparelhos especializados no auxílio à recuperação de movimentos.

Os futuros fisioterapeutas estudam áreas como Anatomia, Fisiologia, Citologia e Histologia, Bioquímica, Biofísica, Genética, Sociologia, Antropologia e Psicologia e Bioestatística. Além de graduação, o departamento oferece também cursos de especialização em Fisioterapia, mestrado e doutorado em ciência da reabilitação.

Nos laboratórios do curso, os alunos contam com equipamentos de última geração e podem participar de atividades de pesquisa e atendimento não só a pacientes com diagnósticos muito diferentes, mas também atletas, sempre orientados por professores do departamento.

Os estudantes têm contato o tempo todo com estudantes de Terapia Ocupacional e Educação Física, pois estudam na mesma unidade acadêmica e dividem laboratórios. Muitos participam também de atividades em estágios monitorados e eventos no Centro Universitário Esportivo (CEU).

Fisioterapia

setaVagas ofertadas: 60

setaModalidades: Bacharelado

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 5 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO)

Concorrência no vestibular UFMG
2005 30,06
2006 26,38
2007 20,45

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2004: 5

Mercados de trabalho: A Fisioterapia tem um mercado amplo, pois permite que o profissional trabalhe em instituições públicas e particulares, ou tenha seu próprio consultório ou clínica. Ele também pode integrar equipes em hospitais, clínicas, academias, asilos, casas de repouso, clubes, associações esportivas, entre outras. O profissional especialista, mestre ou doutor, pode ainda se dedicar a docência em faculdades ou universidades.

Remuneração média inicial: A remuneração varia muito de acordo com a região do país, a especialidade e regime de trabalho.

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG