Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências exatas e da terra

Ciência da Computação

Tecnologia a toda prova

Dispostos a solucionar desde as complicações mais banais dos computadores residenciais até desenvolver programas e aplicativos complexos, e na maioria das vezes, lucrativos, para grandes empresas, os profissionais da Ciência da Computação têm trabalho garantido hoje e no futuro. Tanto potencial faz com que o curso, na UFMG, seja um dos três mais disputados todos os anos.

Mas o contingente de candidatos disputando 80 vagas anuais na UFMG tem também outro motivo especial: a projeção nacional do curso, que em 2008 completa 30 anos de tradição.

Sem a contribuição de profissionais capacitados para atuar em produções tecnológicas de ponta, como é o caso dos formados em Ciências da Computação, seria difícil para cursos como Medicina, Nutrição, Pedagogia e tantos outros, se estabilizarem no patamar que se encontram hoje. Mais do que isso: a criação de novas tecnologias tem impactos sobre a qualidade de vida do ser humano e o grau de desenvolvimento de uma nação.

Na UFMG, o curso de Ciências da Computação, articula-se com outras graduações e dialoga com todas as áreas e departamentos da Universidade. “O departamento de Ciência de Computação tem um elenco gigante de projetos que variam entre ensino, pesquisa e extensão”, explica o coordenador do curso Renato Ferreira. E quem visita o site do departamento (www.dcc.ufmg.br) pode comprovar esse comprometimento: entre os projetos de pesquisa do curso, estão listados mais de vinte iniciativas que promovem o intercâmbio de Computação com outros cursos. O primeiro da página, por exemplo, se refere a “Aplicações de Engenharia de Software em Análise Biológica”.

Em relação ao mercado de trabalho, Renato Ferreira é otimista não só com o curso que coordena, mas também a toda área de Ciências Exatas e da Terra. “Eu sou do setor, e, quanto ao mercado de trabalho, estou bem empregado. Nunca me faltou oportunidade e eu desconheço alunos que passaram pelo nosso curso que estão com dificuldade de encontrar emprego”. Para ele, a realidade que o candidato vai encontrar na área de conhecimento é que a UFMG está muito à frente no mercado na área de Tecnologia da Informação. “Os nossos alunos estarão assumindo, no futuro, uma posição de liderança ainda no início da carreira profissional. E eles não terão dificuldades em encontrar empregos não só aqui, mas como também em nenhum lugar do mundo”.

Ciência da Computação

setaVagas ofertadas: 80

setaModalidades: Bacharelado

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 4 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx)

Concorrência no vestibular UFMG
2005 24,90
2006 18,41
2007 17,21

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 5

Mercado de trabalho: O curso de Computação da UFMG forma profissionais voltados para o desenvolvimento de sistemas de computação, notadamente sistemas de programação (software), e capacitados a entrar no setor industrial ou a atuar na área de Sistemas de Informação. A demanda pelos serviços de informática é crescente no Nordeste do país, devido ao surgimento de empresas da área de tecnologia nessa região, mas por enquanto o Sudeste costuma empregar mais os profissionais da área.

Remuneração média inicial: R$ 3.000 a R$4.000 por 40 horas semanais.

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG