Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências exatas e da terra

Geologia

Do núcleo à estratosfera

Para os geólogos, gostar do universo numérico é essencial

A Ciência que estuda a Terra demanda esforço e dedicação: fazer Geologia na UFMG demanda cinco anos de estudos desde o núcleo até a estratosfera. Como está inserido na área de Exatas, não poderia ser diferente: gostar dos números é requisito indispensável para seguir esse ramo, que ainda inclui disciplinas das áreas de Computação e Biologia. Outras disciplinas básicas são das áreas de Matemática, Química, Física e Estatística. As disciplinas específicas valorizam o conhecimento geológico – como Mineralogia, Hidrogeologia, Geofísica, Geoquímica, Geologia Estrutural, Geologia Ambiental e Econômica, Geologia de Engenharia e Petrografia. O currículo do curso compreende, ainda, uma série de disciplinas optativas, envolvendo diversos campos de aplicação.

Durante o curso, os alunos têm oportunidade de desenvolver trabalhos de campo, em que coletam dados geológicos e conhecem, de perto, as questões levantadas em sala de aula. Esses trabalhos reproduzem parte das atividades normais da profissão, enfatizando o prazer dos trabalhos em grupo e a importância da interatividade e multidisciplinaridade no desenvolvimento profissional, Dois destaques do curso são o Estágio Supervisionado de Campo, ministrado no oitavo período, no Centro de Geologia Eschwege (CGE), em Diamantina, com duração de duas semanas; e o Trabalho Geológico de Graduação, disciplina do último período, em que o aluno faz uma monografia a partir de mapeamento geológico realizado durante um mínimo de 30 dias de campo.

O curso de Geologia possui quatro laboratórios, especialmente nas áreas de Paleontologia, Petrografia, Sedimentologia e Geologia Geral. Disponibiliza, ainda, como recursos o Centro de Pesquisa Professor Manoel Teixeira da Costa (CPMTC), onde laboratórios geoquímicos e petrográficos se destacam, e o Centro de Geologia Eschwege (CGE), em Diamantina, onde temas relacionados a geologia de campo predominam.

Geologia

setaVagas ofertadas: 35

setaModalidades: Bacharelado

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 4 anos e seis meses

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Geociências (IGC) e Instituto de Ciências Exatas (ICEx)

Concorrência no vestibular UFMG
2005 11,46
2006 12,31
2007 12,94

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): curso ainda não foi avaliado

Mercado de trabalho: A maior concentração de ofertas está no Sul e Sudeste, já que nessas regiões estão as sedes de muitas empresas que trabalham principalmente com mineração. Mas o profissional é geralmente deslocado para outras regiões, como o Norte do País, onde estão os empreendimentos.

Remuneração média inicial: R$ 3.230 por 40 horas semanais.

SubirVoltar para o topo

Revista Diversa nº 12