Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências exatas e da terra

Ciências Atuariais

Arquitetura financeira

Nas contas do poder público, um rombo de R$ 40 bilhões ameaça a perenidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que poderia fazer com que em 2050 só o déficit das contas do INSS absorvesse 5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A título de comparação, essa porcentagem é superior ao que o Brasil investe hoje, somando recursos públicos e privados, em todo o setor de educação, do ensino infantil à pós-graduação.

Sem dúvida o tema que afeta a todos os cidadãos, em geral, e a várias áreas do conhecimento em particular, como é o caso da Demografia, Estatística, Política, Economia, Saúde Pública e outros. Mas como campo de atuação profissional, essa é uma questão que concerne diretamente ao atuário, profissional que calcula, por exemplo, o valor, o tempo de contribuição e quanto vai receber uma pessoa quando se aposentar para manter o sistema operacional, sem risco de falência.

Na UFMG, o curso de Ciências Atuariais é um dos mais recentes da área de Ciências Exatas e da Terra. Seu objetivo é formar profissionais capazes de avaliar os impactos financeiros de eventos futuros e incertos – como seguros, indenizações, benefícios e aposentadorias, entre outros. O curso exige uma boa dose de paixão pela matemática, pois compreende disciplinas de Estatística, Probabilidades, Demografia, Economia, Contabilidade, Administração e Direito, além de Matemática e Computação, que são ferramentas básicas para o profissional desta área.

Encarar esse campo pode significar sucesso garantido no mercado de trabalho para os mais dedicados, já que se trata de uma área ainda em expansão no país. Em 2003, por exemplo, apenas 500 atuários estavam registrados no Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). Até pouco tempo, não havia cursos de Ciências Atuariais em Minas Gerais e as empresas eram obrigadas a buscar profissionais fora do Estado. Por oferecer ao aluno uma formação acadêmica sólida, principalmente no que diz respeito ao estudo detalhado de técnicas matemáticas de lidar com o risco financeiro, o curso oferecido pela UFMG possibilita uma rápida absorção do profissional no mercado de trabalho.

O curso de Ciências Atuariais da UFMG está sediado no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no Campus Pampulha. A primeira turma formou-se em dezembro de 2004.

Ciências Atuariais

setaVagas ofertadas: 25

setaModalidades: Bacharelado

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 4 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx)

Concorrência no vestibular UFMG
2005 9
2006 7,64
2007 8,8

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): curso não foi avaliado

Mercados de trabalho: De acordo com as estatísticas do IBA, o Sudeste é a região mais promissora para os atuários, concentrando 80,21% dos profissionais. As metrópoles do Rio de Janeiro e de São Paulo são as que mais empregam atuários. Essas capitais têm, respectivamente, 37,7% e 37,57% dos profissionais registrados. Belo Horizonte está atrás, com apenas 4,68% de registro de atuários. Por isso mesmo é um mercado promissor, já que as empresas ainda são obrigadas a buscar profissionais de outros estados.

Remuneração média inicial: R$ 2.500 a R$ 3.000 por 40 horas semanais

SubirVoltar para o topo