Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências exatas e da terra

O clássico das exatas

Química

Desde os primórdios da humanidade, é a curiosidade que tem impulsionado o desenvolvimento da Química. Afinal, não teríamos chegado onde estamos se os primeiros químicos, lá nos primórdios da humanidade, não tivessem inventado moda. Na UFMG, o curso foi criado em 1943 e por isso mesmo é um dos cursos clássicos da área de Ciências Exatas e da Terra. Aliás, ainda hoje a Química tem sua participação garantida na moda. Afinal, o químico participa da elaboração de fórmulas para xampus, perfumes, creme anti-rugas, entre outros

Os alunos do curso de Química estudam durante quatro anos e cursam disciplinas, além de no prédio de Química, também no Instituto de Ciências Exatas e na Faculdade de Educação, estabelecendo aí uma interface entre sua área de conhecimento e outras áreas. Isso permite que eles tenham contato maior com a Universidade e que conheçam novas possibilidades de enriquecer a formação. A participação em projetos de pesquisa e de extensão oferecidos pela UFMG também contribui para a melhor formação dos alunos. O aluno conta com uma boa infra-estrutura, já que desde 2004 o Departamento de Química tem 32 novos laboratórios para as aulas práticas.

O curso de Química da UFMG é oferecido em duas modalidades. Licenciatura prepara o aluno para dar aulas no Ensino Médio e nas últimas séries do Ensino Fundamental. O bacharelado é voltado para formação de profissionais para trabalhar na área de pesquisa fundamental ou tecnológica em indústrias, em áreas ambientais, na análise e controle da qualidade de matérias-primas e produtos finais, na comercialização de produtos químicos e em outras funções de acordo com a sua capacitação.

O currículo, tanto da licenciatura quanto do bacharelado, é flexibilizado. Com isso, os alunos de Química passaram a ter um domínio maior sobre sua formação acadêmica, de acordo com a área de interesse profissional de cada um.

setaVagas ofertadas: 80

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

setaTurnos: Diurno e noturno

setaDuração do curso: 4 anos (diurno) e 4 anos e seis meses

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Faculdade de Educação (FAE)

Concorrência no vestibular UFMG
Bacharelado Licenciatura
2005 11,20 2005 11,43
2006 10,23 2006 8,10
2007 10,42 2007 6,92

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 5

Mercado de trabalho: Promissor nas áreas de ensino e pesquisa. Os profissionais de Química podem seguir carreira acadêmica e optar por dar aulas em escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio. Também podem se dedicar a pesquisas em diversas áreas de especialização, como Química Técnica e Engenharia Química. Petroquímica, Indústria de tintas, produtos de higiene e limpeza, fármacos, bebidas e cosméticos são setores do mercado que estão em alta.

Remuneração média inicial: Para ensino em escolas públicas, o piso é de R$660 para o Ensino Médio, por 24 horas/aula. Já para outras iniciativas, o salário varia, mas pode começar por R$ 2.000, por 40 horas semanais. Na indústria, o valor inicial pode chegar a R$ 4.000.

SubirVoltar para o topo

Revista Diversa nº 12