Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências exatas e da terra

Matemática Computacional

Arte de desenhar fórmulas

Desenhar no computador fórmulas e estruturas com precisão pode ser considerado uma arte. Afinal, sem esse recurso, muitos processos considerados banais hoje em dia não seriam possíveis, como o desenvolvimento de estudos sobre o genoma humano e a maioria dos processos cirúrgicos. Mas a necessidade de um bom profissional de Matemática Computacional não para aí. Área geralmente escolhida por quem gosta de Matemática e Computação ao mesmo tempo, o profissional formado nessa especialidade pode trabalhar em diferentes tipos de instituições de pesquisa, financeiras e ainda dar suporte em empresas geradoras de tecnologia.

Na UFMG, o curso de Matemática Computacional possibilita aos alunos a interação com outras áreas de conhecimento – como, por exemplo, o desenvolvimento de trabalhos para a área de Ciências Biológicas. A participação de matemáticos computacionais está sendo fundamental, por exemplo, no desenvolvimento do projeto Genoma, um empreendimento internacional, com vários objetivos, entre eles identificar e fazer o mapeamento dos cerca de 80 mil genes que se calcula existirem no DNA.

Atualmente, o curso está em fase de estudos avançados uma reforma curricular, que vai direcionar os alunos para as seguintes áreas de atuação: Economia Matemática; Biologia Matemática; Modelagem do Contínuo; Dinâmica dos Fluidos; Computação Algébrica; Criptografia e Computação Gráfica. Um dos objetivos dessa reforma é melhorar o acesso dos recém-formados ao mercado de trabalho, que ainda é restrito. Segundo o coordenador do curso, Frederico Ferreira Campos Filho isso acontece porque a Matemática Computacional ainda não foi vista pelo mercado de trabalho como uma das profissões mais atuantes no setor tecnológico do futuro. “O colegiado está trabalhando uma reforma curricular que possa colocar os formandos diretamente no mercado. Acho que daqui a alguns anos o cenário de preferência pela carreira acadêmica pode se inverter para o fomento no mercado de trabalho”, afirma.

Matemática Computacional

setaVagas ofertadas: 20

setaModalidades: Bacharelado

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 4 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx)

Concorrência no vestibular UFMG
2005 10,33
2006 6,8
2007 7,55

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): curso não foi avaliado

Mercado de trabalho: Promissor mas ainda pouco difundido. Segundo o coordenador Frederico Campos, os egressos do curso tendem a trabalhar em empresas de consultoria ou seguir carreira acadêmica.

Remuneração média inicial: Como é uma profissão recente, ainda não há uma regulamentação.

SubirVoltar para o topo

Revista Diversa nº 12