Segundo Galileu Galilei, a Matemática é “o alfabeto com que Deus escreveu o universo”. Mas para muitos, a Matemática, disciplina que acompanha a formação escolar desde a educação infantil, é um verdadeiro bicho-de-sete-cabeças. Assustados com números e fórmulas, poucos sabem que Matemática é, em verdade, uma ciência que estuda modelos para fenômenos naturais e sociais.
Na UFMG, o curso é oferecido nas modalidades licenciatura e bacharelado. A licenciatura prepara o profissional para atuar nos ensinos Fundamental, Médio e Superior e está articulada às disciplinas pedagógicas – como Didática, Prática de Ensino, Psicologia da Educação, Política da Educação e Sociologia. O bacharelado orienta o aluno para a pesquisa em Matemática Pura e Aplicada e habilita-o a exercer o Magistério Superior, bem como a prosseguir os estudos em Pós-Graduação em diversas áreas afins.
É o currículo que distingue as duas modalidades, que têm disciplinas comuns e específicas. Entre as disciplinas comuns, Cálculos, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Fundamentos de Álgebra, Variável Complexa, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Mecânica Geral, Ótica, Laboratórios de Física e de Estatística e, ainda, aquelas concernentes à resolução de problemas e à iniciação à Matemática. Como disciplinas específicas, a licenciatura tem matérias pedagógicas, e o bacharelado, matérias de conteúdo matemático avançado.
Na UFMG, a maior parte dos que competem por uma vaga no curso de Matemática estão interessados no magistério. E uma boa formação para professores dessa disciplina, que costuma ser o terror dos alunos do ensino fundamental e médio, é uma questão prioritária para o País. O Brasil tem obtido, sistematicamente, o pior desempenho numa avaliação internacional realizada a cada três anos, da qual participam os 30 países integrantes da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e países emergentes convidados. A avaliação, chamada Pisa (sigla em inglês para Programa para Avaliação Internacional de Estudantes), mede as competências matemáticas desenvolvidas por jovens de 15 anos. Na última avaliação, realizada em 2003, o Brasil ficou em último lugar entre 41 países avaliados.
Mas o magistério não é a única opção para quem escolhe Matemática. Aliás, a disciplina está na base do desenvolvimento de tecnologias e é considerada a mãe de todos os cursos da área de Ciências e Exatas e da Terra e dá a base de sustentação para o sucesso dos formandos em cursos não só de Exatas, mas também das Ciências Biológicas e Econômicas e até da Música. Sendo assim, uma visão do panorama mercadológico pode ser animadora para os novos matemáticos. Na opinião da coordenadora do curso na UFMG, Susana Fornari, a Matemática traz diversas opções para o aluno no mercado de trabalho. “Ele pode continuar seu estudo de pós-graduação em Matemática, Educação Matemática ou áreas afins, como Estatística e Computação”, afirma.
Matemática
Vagas ofertadas: 90
Modalidades: Bacharelado e licenciatura
Turnos: Diurno e noturno
Duração do curso: 4 anos
Unidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Faculdade de Educação (FAE)
Concorrência no vestibular UFMG | |||
---|---|---|---|
Licenciatura | Bacharelado | ||
2005 | 10,28 | 2005 | 7,86 |
2006 | 8,38 | 2006 | 6,26 |
2007 | 7,28 | 2007 | 5,76 |
Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 5
Mercado de trabalho: amplo para quem deseja atuar como professor, já que, segundo dados do Ministério da Educação, faltam 240 mil professores de Matemática, Física, Química e Biologia em todo o País.
Remuneração média inicial: Varia para professores do Ensino Fundamental e Médio. Nas escolas do Estado, o salário inicial é de R$ 450,00 para o Ensino Fundamental e de R$ 660,00 para Ensino Médio, para jornadas de 24 horas/aula.
Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG