Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências exatas e da terra

Matemática

Alfabeto numérico

Segundo Galileu Galilei, a Matemática é “o alfabeto com que Deus escreveu o universo”. Mas para muitos, a Matemática, disciplina que acompanha a formação escolar desde a educação infantil, é um verdadeiro bicho-de-sete-cabeças. Assustados com números e fórmulas, poucos sabem que Matemática é, em verdade, uma ciência que estuda modelos para fenômenos naturais e sociais.

Na UFMG, o curso é oferecido nas modalidades licenciatura e bacharelado. A licenciatura prepara o profissional para atuar nos ensinos Fundamental, Médio e Superior e está articulada às disciplinas pedagógicas – como Didática, Prática de Ensino, Psicologia da Educação, Política da Educação e Sociologia. O bacharelado orienta o aluno para a pesquisa em Matemática Pura e Aplicada e habilita-o a exercer o Magistério Superior, bem como a prosseguir os estudos em Pós-Graduação em diversas áreas afins.

É o currículo que distingue as duas modalidades, que têm disciplinas comuns e específicas. Entre as disciplinas comuns, Cálculos, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Fundamentos de Álgebra, Variável Complexa, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Mecânica Geral, Ótica, Laboratórios de Física e de Estatística e, ainda, aquelas concernentes à resolução de problemas e à iniciação à Matemática. Como disciplinas específicas, a licenciatura tem matérias pedagógicas, e o bacharelado, matérias de conteúdo matemático avançado.

Na UFMG, a maior parte dos que competem por uma vaga no curso de Matemática estão interessados no magistério. E uma boa formação para professores dessa disciplina, que costuma ser o terror dos alunos do ensino fundamental e médio, é uma questão prioritária para o País. O Brasil tem obtido, sistematicamente, o pior desempenho numa avaliação internacional realizada a cada três anos, da qual participam os 30 países integrantes da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e países emergentes convidados. A avaliação, chamada Pisa (sigla em inglês para Programa para Avaliação Internacional de Estudantes), mede as competências matemáticas desenvolvidas por jovens de 15 anos. Na última avaliação, realizada em 2003, o Brasil ficou em último lugar entre 41 países avaliados.

Mas o magistério não é a única opção para quem escolhe Matemática. Aliás, a disciplina está na base do desenvolvimento de tecnologias e é considerada a mãe de todos os cursos da área de Ciências e Exatas e da Terra e dá a base de sustentação para o sucesso dos formandos em cursos não só de Exatas, mas também das Ciências Biológicas e Econômicas e até da Música. Sendo assim, uma visão do panorama mercadológico pode ser animadora para os novos matemáticos. Na opinião da coordenadora do curso na UFMG, Susana Fornari, a Matemática traz diversas opções para o aluno no mercado de trabalho. “Ele pode continuar seu estudo de pós-graduação em Matemática, Educação Matemática ou áreas afins, como Estatística e Computação”, afirma.

Matemática

setaVagas ofertadas: 90

setaModalidades: Bacharelado e licenciatura

setaTurnos: Diurno e noturno

setaDuração do curso: 4 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e Faculdade de Educação (FAE)

Concorrência no vestibular UFMG
Licenciatura Bacharelado
2005 10,28 2005 7,86
2006 8,38 2006 6,26
2007 7,28 2007 5,76

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2005: 5

Mercado de trabalho: amplo para quem deseja atuar como professor, já que, segundo dados do Ministério da Educação, faltam 240 mil professores de Matemática, Física, Química e Biologia em todo o País.

Remuneração média inicial: Varia para professores do Ensino Fundamental e Médio. Nas escolas do Estado, o salário inicial é de R$ 450,00 para o Ensino Fundamental e de R$ 660,00 para Ensino Médio, para jornadas de 24 horas/aula.

SubirVoltar para o topo

Revista Diversa nº 12