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Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências sociais aplicadas

Administração

Vocação para os negócios

O curso de Administração é um dos que carrega o estigma de ser a escolha de quem não sabe o que fazer, ou ainda, de ser a opção para estudantes que pensam em trabalhar em empresas familiares. Mas os profissionais e estudantes da área estão sempre munidos de argumentos para rebater os preconceitos que rondam a profissão. “A maior parte dos nossos estudantes não tem empresa na família. O que eles têm, e o que é preciso ter, é vocação gerencial”, esclarece Aureliano Bressan, coordenador do curso de Administração da UFMG.

O curso de Administração tem duas grandes novidades para o próximo ano. A primeira é a tão esperada mudança para o campus Pampulha - atualmente, a sede da escola fica na região central de Belo Horizonte. A segunda é a flexibilização do currículo, que vai oferecer ao futuro administrador, diversas possibilidades de trajetória, buscando atingir seus interesses na área.

Essencialmente teórico, o curso oferece pouca opção para atividades práticas em sala de aula. A recomendação é que o aluno busque experiência em atividades de extensão e estágios, que são obrigatórios no 6º período. “Nossa preocupação é que o aluno tenha uma boa base teórica. O estágio é o principal momento para se adquirir a prática”, aconselha o coordenador do curso.

Preocupada com isso, a estudante Cecília Petres Monferrari, 21 anos, não perdeu tempo e já no 1º período procurou a UFMG Consultoria Junior, empresa Junior da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). “Optei pela empresa junior porque é coordenada por estudantes, portanto, respeita mais meu horário acadêmico”, explica. Cecília, que agora cursa o 2º período, teve que ser aprovada em um processo seletivo para fazer parte do time da empresa-laboratório. Em seguida, passou por um treinamento e recebeu informações necessárias para que enfim, pudesse participar dos projetos de consultoria e gestão empresarial.

A prática adquirida durante o período na Universidade fez diferença na formação do administrador Gabriel Braga Vieira, 25 anos. Assim como Cecília, ele também participou da Empresa Junior da FACE. “É um bom local para desenvolver o espírito empreendedor”, diz. Formado em 2004, pela UFMG, Gabriel atualmente mora em São Paulo, onde é sócio de uma empresa de capital de risco, que visa adquirir participação acionária em empresas inovadoras que tenham potencial para se transformarem em grandes negócios num prazo de 5 ou 10 anos. “É preciso estar muito bem preparado para conseguir uma posição de destaque no mercado. Minha recomendação é construir uma excelente base teórica, indo além do que é visto em sala de aula”.

Administração

setaVagas ofertadas: 100 por ano, divididas em dois semestres

setaModalidades: Bacharelado

setaTurnos: Diurno e noturno

setaDuração do curso: 4 anos, diurno; e 5 anos, noturno

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Faculdade de Ciências Econômicas (FACE)

Concorrência no vestibular UFMG
diurno noturno
2005 23,52 2005 25,06
2006 19,28 2006 23,62
2007 20,37 2007 22,54

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006: 5

Mercados de trabalho: A presença desse profissional faz-se necessária em todas as áreas de uma empresa, de pequeno ou grande porte, em órgãos públicos e em organizações não-governamentais ou do terceiro setor. As maiores oportunidades de trabalho são oferecidas em São Paulo.

Mercados de trabalho: média inicial: Em razão da diversidade das possibilidades de atuação, é difícil precisar esta informação.

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Revista Diversa nº 12
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