Logomarca Diversa 12
Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 6, nº 12 - julho de 2007 - Edição do Vestibular

ciências sociais aplicadas

Turismo

Explore esta idéia

Embarque no turismo e faça descobertas
Embarque no turismo e faça descobertas

Os profissionais desta área vivem um esforço constante em tentar mostrar que o curso de Turismo não é diversão, e sim um trabalho voltado para o desenvolvimento da cidadania e de princípios éticos. “É a identidade do curso. Não podemos pensar apenas em como vender passagens. Nossa preocupação é o desenvolvimento humano, a dinamização da economia e o combate à pobreza”, enfatiza a coordenadora do curso, Mariana de Oliveira Lacerda.

O curso é um dos mais adaptados ao currículo flexível proposto pela Universidade. Durante o 1º período, os alunos cursam disciplinas obrigatórias, mas já a partir do 2º, é possível selecionar disciplinas optativas de acordo com o interesse de cada um. Outra opção, a partir da segunda metade do curso, são as matérias eletivas, ou seja, as cursadas em outros departamentos ou unidades acadêmicas da Universidade. No 6º período, o estudante de Turismo pode fazer estágios supervisionados e atividades de vivência profissional. Toda esta “liberdade” na escolha do percurso a ser seguido durante o curso pode ser assustador no começo, mas contribui para que o aluno saiba tomar decisões. “A mobilidade do curso realmente surpreende. Mas é isso que faz com que o estudante amadureça”, comenta o aluno do 3º período do curso, Matheus Amaral Pacífico, 22 anos.

Na graduação em Turismo, uma boa formação depende do esforço e dedicação do estudante. Exemplo disso é o estudo de línguas estrangeiras. Na grade curricular do curso, são ofertadas disciplinas de inglês, espanhol e francês, mas cabe ao aluno dar continuidade aos estudos. “As três disciplinas servem como incentivo para que o aluno busque a melhor alternativa para ter contato com essas línguas”, explica a coordenadora Mariana de Oliveira.

Durante a primeira metade do curso, as disciplinas são basicamente teóricas. Na segunda parte, os alunos aprendem na prática, através de viagens. Em alguns casos, eles chegam a desenvolver planos de desenvolvimento para a cidade visitada.

Turismo

setaVagas ofertadas: 60

setaModalidades: Bacharelado

setaTurnos: Diurno

setaDuração do curso: 4 anos

setaUnidade da UFMG onde é oferecido: Instituto de Geociências (IGC)

Concorrência no vestibular UFMG
2005 17,33
2006 12,68
2007 9,08

Avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2006: 5

Mercados de trabalho: O bacharel em Turismo pode atuar, na área empresarial, em: consultoria, assessoria em planejamento e gestão territorial dos espaços turísticos, concepção e elaboração de planos de desenvolvimento turístico em escala municipal, estadual e nacional, concepção e comercialização de produtos turísticos, concepção e elaboração de mapas e guias turísticos. E, na área pública, em: definição e acompanhamento de políticas públicas de Turismo, concepção de programas de fomento ao Turismo e intervenção na regionalização turística.

Remuneração média inicial: R$ 800,00

SubirVoltar para o topo


Revista Diversa nº 12
Site produzido pelo Núcleo Web do Centro de Comunicação da UFMG