Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 1 - nº. 3 - Agosto de 2003 - Edição Vestibular


Editorial

Entrevista
UFMG, espaço de formação crítica e cidadã

Assistência ao Estudante
Conforto de lar

Bibliotecas
Multiplicador do conhecimento

Iniciação Científica
As primeiras interrogações ninguém esquece

Diplomação
Campus aberto

Espaços da UFMG
Sua nova cidade

Ciências Agrárias
Agronomia
Medicina Veterinária

Ciências Biológicas
Ciências Biológicas

Ciências da Saúde
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Odontologia
Terapia Ocupacional

Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Ciências Atuariais
Estatística
Física
Geologia
Matemática
Matemática Computacional
Química

Engenharias
Engenharia Civil
Eng. Controle e Automação
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Química

Ciências Humanas
Ciências Sociais
Filosofia
História
Pedagogia
Psicologia

Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Biblioteconomia
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Comunicação Social
Direito
Geografia
Turismo

Lingüística, Letras e Artes
Artes Cênicas
Belas-Artes
Letras
Música

UFMG Diversa
Expediente

Outras edições

Editorial

Conhecimento para a vida

Segundo Thiago de Mello, na vida, não é tão importante ter caminhos novos, mas sim um jeito novo de caminhar. Sem menosprezar a dimensão existencial do ensinamento do poeta, constatamos, nesta edição de Diversa, que o conhecimento, na Universidade Federal de Minas Gerais, se constitui mediante novos percursos e, também, novas maneiras de percorrê-los. Dimensões variadas que tentamos captar na imagem da montanha — simbologia tão preciosa aos mineiros — tracejada pelas marcas da presença que inscreve, na natureza, a busca incessante do conhecimento humano. Nessa imagem, desvela-se o percurso de um sujeito que faz do obstáculo estímulo e ponte para novos horizontes, que se escondem para além da curva da montanha. Afinal, no obstáculo e na sua superação — as marcas da passagem humana ali registradas —, estão condensadas as características desta edição do Vestibular de Diversa. Não apenas no obstáculo a ser superado nos exames vestibulares, mas a busca da superação no processo de conhecimento que está implícita na formação acadêmica oferecida pela UFMG.

Apresentar os cursos existentes na Universidade, oferecer informações sobre aspectos significativos da vida universitária, implicar candidatos e suas famílias na compreensão das diferentes possibilidades de escolha profissional, dar visibilidade aos esforços de alunos, professores e funcionários que, no dia-a-dia dos cursos, constroem, no ofício de ensinar e aprender, o compromisso com uma sociedade mais justa e mais humana são as metas desta edição.

Entretanto não foi uma tarefa fácil. A riqueza das experiências não cabia no espaço delimitado da revista. A diversidade dos temas e das linguagens especializadas de cada área desafiava a edição jornalística, necessária ao padrão editorial de Diversa. A emergência de múltiplos locutores — alunos, professores, coordenadores, recém-formados, profissionais experientes, servidores técnico e administrativos, usuários dos serviços — enriquecia as reportagens, mas extrapolava a dimensão editorial prevista. Um enorme esforço que mobilizou jornalistas e fotógrafos, envolveu arte e diagramação esmeradas, implicou Coordenadores de cursos, Professores e Diretores de várias Unidades e contou com a colaboração de muitos – uma citação especial à equipe da Comissão Permanente do Vestibular - COPEVE e da Pró-Reitoria de Graduação expressa nosso agradecimento a todos que tornaram realidade esse empreendimento.

O resultado encontra-se traduzido nas páginas de Diversa e mostra uma Universidade moderna, forte apesar das adversidades que cotidianamente enfrenta, múltipla, desafiadora e, sobretudo, comprometida com a tarefa do conhecimento a serviço da dignidade da vida humana.

Esperamos possibilitar ao leitor apreender — ou tão somente vislumbrar, que seja — a vida de uma Instituição dedicada à produção do conhecimento e à formação de pessoas, desafiada pela interrogação incessante do novo e pela imperiosa necessidade de manter e zelar pelas tradições acadêmicas. Inovação e permanência. Tradição e modernidade. Relevância e excelência. Conhecimento e vida. Polaridades que constroem essa unidade tensa e produtiva denominada Universidade Federal de Minas Gerais. Uma comunidade a seu serviço, que espera por você!

Maria Ceres Pimenta Spínola Castro
Diretora de Divulgação e Comunicação Social