Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 2 - nº. 5 - Junho de 2004 - Edição Vestibular

Editorial

Entrevista
Por dentro da UFMG

Inclusão
Para todos

Assistência ao estudante
Uma mão lava a outra

Cultura
Território da arte

Ciências Agrárias
Engenharia Agronômica
Medicina Veterinária

Ciências Biológicas
Ciências Biológicas

Ciências da Saúde
Ciência da Nutrição
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Odontologia
Terapia Ocupacional

Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Ciências Atuariais
Estatística
Física
Geologia
Matemática
Matemática Computacional
Química

Engenharias
Engenharia Civil
Eng. Controle e Automação
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Química

Ciências Humanas
Ciências Sociais
Filosofia
História
Pedagogia
Psicologia

Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Biblioteconomia
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Comunicação Social
Direito
Geografia
Turismo

Lingüística, Letras e Artes
Artes Cênicas
Belas-Artes
Letras
Música

UFMG Diversa
Expediente

Outras edições

Editorial

Descobrir caminhos
Multiplicar possibilidades

Descobrir caminhos. Multiplicar possibilidades. Essas duas frases, marcas do Vestibular UFMG 2005, ofereceram o mote para a produção deste número de UFMG Diversa. Afinal, ele pretende oferecer ao seu leitor – neste caso específico, o candidato ao Vestibular UFMG 2005 –, a chance de descobrir novos caminhos para sua opção universitária e, em cada um desses percursos, multiplicar as possibilidades de formação profissional.

Para isso, investimos o melhor de nossos esforços. Jornalistas, fotógrafos, coordenadores de cursos, alunos, ex-alunos, fomos em busca da informação que, agregando valor ao já sabido, pudesse mostrar novas faces do processo de formação profissional que os 46 cursos de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais têm a oferecer aos seus alunos. Nessa busca, procuramos mostrar, também, em especial por meio de entrevistas com os coordenadores dos cursos, diferentes maneiras de percorrer esse processo de formação. A todos que contribuíram para essa empreitada, nossos agradecimentos.

Esta a pièce de résistance do cardápio de Diversa, nesta edição do Vestibular: informar sobre os cursos e percursos de formação profissional que a UFMG oferece; mostrar os recursos materiais e humanos existentes – docentes, funcionários, laboratórios, bibliotecas –, que compõem a infra-estrutura necessária para que a atividade de ensino se exerça.

Entretanto nosso menu se enriquece, também, com informações adicionais acerca de temas presentes no cotidiano da Universidade e com matérias especiais sobre projetos e programas desenvolvidos pela UFMG, que terão relevância para a atividade do futuro estudante. Entre essas matérias especiais, destacamos duas: a primeira informa sobre a ação da Fundação Mendes Pimentel – Fump –, parceira essencial da UFMG no seu compromisso com a democratização do acesso e com a inclusão social; a segunda é a entrevista feita com a Reitora, Professora Ana Lúcia Almeida Gazzola, que abre esta edição. Neste caso, o destaque decorre do fato de que a Reitora é entrevistada por três estudantes do Ensino Médio escolhidos aleatoriamente pelos editores. Por mais de duas horas, conversaram sobre questões que povoam o ambiente universitário: reforma, financiamento, cotas, situação da UFMG. Um diálogo produtivo que, sabemos, fornece a base do entendimento necessário para que possamos enfrentar desafios, descobrir caminhos, multiplicar possibilidades.

Esperamos que a leitura de Diversa possa oferecer um mapa desses caminhos, deixando a cada um o prazer da descoberta de novas possibilidades. Nesse percurso, com certeza, o leitor encontrará uma Universidade dinâmica, moderna, aberta ao novo e comprometida com as tradições acadêmicas. Uma instituição que se renova permanentemente com as novas gerações que ela acolhe. Essa é uma das suas múltiplas formas de produzir o novo e torna possível que a Universidade, guardiã da tradição, seja, também, contemporânea do seu tempo. Assim, alimentada pela renovação permanente de seu corpo discente, a Universidade renova seu compromisso com a permanência e abre-se à inovação. Esse é o sentido maior da divisa de seu brasão: Incipit vita nova. Infunde vida nova. Ao acolher as novas gerações, a Universidade renova-se e torna-se capaz de criar incessantemente o novo.

Maria Céres Pimenta Spínola Castro
Diretoria de Divulgação e Comunicação Social