Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 3 - nº. 7 - Julho de 2005 - Edição Vestibular

Editorial

Entrevista
UFMG: uma instituição de ensino com responsabilidade social

Inclusão
Um portal chamado universidade

Assistência ao estudante
Antes de tudo um direito

Mundo Universitário
Os muitos olhares da graduação

Organização do Vestibular
Vestibular não é bicho de sete cabeças

Fontes de informação
Conhecimento em rede

Ciências Agrárias
Agronomia
Medicina Veterinária
Zootecnia

Ciências Biológicas
Ciências Biológicas

Ciências da Saúde
Nutrição
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Odontologia
Terapia Ocupacional

Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Ciências Atuariais
Estatística
Física
Geologia
Matemática
Matemática Computacional
Química
Sistemas da Informação

Engenharias
Engenharia Civil
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Química

Ciências Humanas
Ciências Sociais
Filosofia
História
Pedagogia
Psicologia

Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Biblioteconomia
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Comunicação Social
Direito
Geografia
Turismo

Lingüística, Letras e Artes
Teatro (Artes Cênicas)
Artes Visuais (Belas Artes)
Letras
Música

UFMG Diversa
Expediente

Outras edições

Editorial

Aqui, também se constrói um país

Nesta sétima edição de Diversa, comemoramos o quarto número especial para o Vestibular UFMG e celebramos a construção de um veículo de comunicação que se tornou muito importante para que as ações da Universidade possam ser conhecidas seja pelo público interno - alunos, professores e funcionários -, seja pela comunidade externa. Por meio das edições temáticas semestrais, com tiragem de 15 mil exemplares, ou pela edição especial de vestibular, com tiragem de 120 mil, os leitores compreendem por que aqui também se constrói um país. Aliás, é com esse mote que o Vestibular 2006 se apresenta aos candidatos.

Ao apresentar os cursos existentes, como opções ao vestibular, a UFMG procura mostrar as diferentes possibilidades de percurso para a formação profissional em cada área, bem como as ricas alternativas de atuação no mercado de trabalho, visualizadas pelos depoimentos de profissionais. Articulam-se, assim, as demandas de cada candidato com as exigências que a sociedade apresenta e, no complexo ambiente universitário, as múltiplas confluências entre a formação profissional e a construção de um país mais justo, mais inclusivo, mais moderno e mais democrático.

Entretanto, além de apresentar os 48 cursos existentes na UFMG e as 61 opções para o Vestibular 2006, Diversa, por meio de matérias especiais, informa acerca de outras questões de interesse do vestibulando e de suas famílias. Essas matérias, bem como a abordagem daquelas que tratam dos cursos de graduação existentes, foram selecionadas a partir das sugestões de um grupo de estudantes do último ano do ensino médio que foram convidados pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG para uma sessão de discussão dentro da técnica de grupo focal. Com essa iniciativa, os editores de Diversa pretendiam levantar os interesses do público prioritário da edição especial — os prováveis candidatos ao Vestibular 2006 - para que a revista pudesse atendê-los com maior qualidade.

Assim, esses interesses estão traduzidos nas matérias que abordam o processo de flexibilização curricular, as medidas que visam à inclusão social, com destaque para os programas de assistência estudantil desenvolvidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel, a complexa realização do vestibular da UFMG, a diversidade dos espaços de convivência acadêmica, de ciência, de cultura e de lazer que compõem o mundo da comunidade universitária.

E, finalizando, como tem sido a praxe em todas as edições especiais, a abertura de Diversa faz-se com uma entrevista com a reitora, professora Ana Lúcia Almeida Gazzola, que mostra o vigor dessa universidade, seus indicadores de qualidade, seus desafios e seus projetos importantes.

Por tudo isso, é possível afirmar: na UFMG, você, vestibulando, encontrará as melhores oportunidades para realizar uma formação profissional de alto nível e, certamente, também poderá encontrar diferentes possibilidades de contribuir para uma sociedade melhor. Afinal, acreditamos, aqui, também, você constrói um país.

Maria Céres Pimenta Spínola Castro
Diretora de Divulgação e Comunicação Social