Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 4 - nº. 9 - Julho de 2006 - Edição Vestibular


Editorial

Educação para desenhar o futuro

Entrevista
Resposta às demandas sociais

Extensão e pesquisa
Conhecimento público e para o público

Empreendedorismo
Aprendizes de feiticeiro

Assistência ao estudante
As invisíveis barreiras da educação

Internacionalização
Janelas para o mundo

Ciências Agrárias
Agronomia
Medicina Veterinária
Zootecnia

Ciências Biológicas
Ciências Biológicas

Ciências da Saúde
Nutrição
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Odontologia
Terapia Ocupacional

Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Ciências Atuariais
Estatística
Física
Geologia
Matemática
Matemática Computacional
Química
Sistemas de Informação

Ciências Humanas
Ciências Sociais
Filosofia
História
Pedagogia
Psicologia

Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Biblioteconomia
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Comunicação Social
Direito
Geografia
Turismo

Engenharias
Engenharia Civil
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Química

Lingüística, Letras e Artes
Teatro
Artes Visuais
Letras
Música

UFMG Diversa
Expediente

Anúncios
Edições anteriores

Empreendedorismo

Aprendizes de feiticeiro

Encontrar soluções, tomar iniciativas, saber como dar vida a idéias. Na hora de investir na carreira, é preciso espírito empreendedor. E há quem prefira não esperar pelo diploma para colocar esse espírito empreendedor em ação.
Esse é o caso dos estudantes que participam do Movimento Empresa Júnior, que reúne empresas gerenciadas por estudantes da graduação, de consultoria e sem fins lucrativos. Esses alunos já atuam como verdadeiros empresários, realizando projetos e prestando serviços em suas respectivas áreas de formação.
Para se ter uma idéia do alcance da iniciativa, segundo dados da Brasil Jr., Confederação Nacional das Empresas Juniores, existem mais de 600 empresas em todo o país, sendo que 60% estão nas instituições públicas de ensino superior. Elas realizam, em média, 2000 projetos de consultoria por ano, movimentando recursos superiores a R$ 2 milhões.
Na UFMG, são 16 empresas, 11 delas filiadas ao Núcleo UFMG Júnior (leia quadro). “A idéia é representar e integrar todas as empresas filiadas, garantindo condições básicas de funcionamento e promovendo a troca de experiências”, informa Maurício Teixeira, 21 anos, coordenador do Núcleo e estudante do 5o período de Engenharia de Controle e Automação. “Não queremos competir com as empresas de consultoria estabelecidas no mercado. A maioria de nossos serviços são voltados para micro e pequenas empresas, que muitas vezes não têm como arcar com despesas de prestação de serviços”, afirma o estudante, que também integra a equipe da Consultoria e Projetos Elétricos Jr (CPE Jr).
Todos os recursos arrecadados com os trabalhos são revertidos para a manutenção das próprias empresas. “Nós oferecemos um serviço de extrema qualidade, todos orientados por professores. Mas os valores são simbólicos, já que não visamos o lucro”, esclarece, ainda, Maurício Teixeira.
Agora, o Núcleo UFMG Jr. busca maior apoio institucional. Na tentativa de ampliar o diálogo com a Universidade, o Núcleo procurou a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), recentemente criada pela Reitoria. Na pauta da reunião, várias sugestões, entre elas a de que as atividades desenvolvidas pelos estuantes nas empresas juniores possam ser revertidas em créditos na graduação, por exemplo. Segundo a diretora da DAE, Samira Zaidan, as propostas precisam ser encaminhadas e analisadas pelos órgãos deliberativos da Universidade. Samira, uma entusiasta das empresas juniores, aposta no trabalho dos estudantes. “Essa iniciativa é muito interessante porque se baseia num novo modelo empresarial, pautado na responsabilidade social e na colaboração do trabalho”, avalia a diretora da DAE.
Na opinião de José Sérgio Nogueira, 21 anos, estudante do 6o período de Administração e presidente da UFMG Consultoria Júnior, as empresas são formadoras de talentos. “Quem sai daqui, acaba se destacando nos processos de seleção para estágios e empregos”, garante. José Sérgio também preside o conselho deliberativo da Federação Mineira das Empresas Juniores (FEJEMG), órgão que representa todas as empresas do estado.
O empreendedorismo está em pauta mesmo nos cursos que ainda não formaram sua própria empresa júnior. Atento para o assunto, o professor Cláudio Urgel, da Escola de Música, criou a disciplina Empreendedorismo em Música. “O objetivo foi despertar o interesse dos alunos e transformá-los em auto-produtores, ou seja, os alunos devem sair da Universidade preparados para elaborar projetos e captar recursos na área de cultura, a fim de se tornarem gestores de suas próprias carreiras”, explica o professor. Como trabalho final de conclusão de curso, os estudantes, divididos em grupos, tiveram que apresentar um projeto para a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Foram, por exemplo, elaborados projetos de oficinas de música no interior do estado, de realização de ópera em praças públicas, de cursos de musicalização. “Os alunos captaram bem o espírito da produção cultural, que tem como valor a responsabilidade social, a formação cultural das pessoas”, avalia Urgel, que pretende voltar a oferecer a disciplina no próximo ano letivo. “Na área cultural, ainda há muito a se fazer. É preciso incentivar os futuros profissionais a terem iniciativa”, defende.

Quem são elas?

Filiadas ao Núcleo UFMG Jr:
CPE Jr – Engenharia Elétrica e de Automação
CRIA – Comunicação Social
UCJ – Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Farmácia – Farmácia
Bio Jr – Ciências Biológicas
Produção Jr – Engenharia de Produção
Território – Turismo
Informática Jr – Ciências da computação
Rh Júnior – Psicologia
Minas Jr – Engenharia de Minas
CGI – Biblioteconomia

Não filiadas ao Núcleo UFMG Jr:
Estatística – Estatística
Nave Jr – Belas Artes
Acta Jr – Ciências Atuariais
EMAS – Engenharia Ambiental
Estrutura – Engenharia Civil