Revista da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano 4 - nº. 9 - Julho de 2006 - Edição Vestibular


Editorial

Educação para desenhar o futuro

Entrevista
Resposta às demandas sociais

Extensão e pesquisa
Conhecimento público e para o público

Empreendedorismo
Aprendizes de feiticeiro

Assistência ao estudante
As invisíveis barreiras da educação

Internacionalização
Janelas para o mundo

Ciências Agrárias
Agronomia
Medicina Veterinária
Zootecnia

Ciências Biológicas
Ciências Biológicas

Ciências da Saúde
Nutrição
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Medicina
Odontologia
Terapia Ocupacional

Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Ciências Atuariais
Estatística
Física
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Ciências Humanas
Ciências Sociais
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Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica
Engenharia Química

Lingüística, Letras e Artes
Teatro
Artes Visuais
Letras
Música

UFMG Diversa
Expediente

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Editorial

Educação para desenhar o futuro

Apresentamos ao leitor a UFMG Diversa, número 9, edição especial do Vestibular 2007. Reafirmando nosso compromisso editorial, este número da revista apresenta à comunidade, especialmente aos candidatos ao Vestibular 2007, os cursos de graduação oferecidos pela Universidade. É um elenco variado de opções que abrange as oito áreas de conhecimento, nas modalidades bacharelado e licenciatura, com oferta diurna ou noturna. Possibilidades de formação pessoal e de opções profissionais que desenham as oportunidades e desafios de cada indivíduo no futuro. Aliás, esta é a frase que conceitua o processo desta edição do vestibular: educação para desenhar o futuro. Afinal, sabemos que a educação constitui o pilar – seja no plano coletivo, seja no âmbito do indivíduo – que pode construir um futuro melhor para o País e seus cidadãos.

As matérias que apresentam os cursos da Universidade indicam tanto as características de formação que eles configuram quanto as oportunidades profissionais que podem ser criadas para seus alunos. Além disso, um conjunto de matérias especiais aborda as atividades que se abrem aos estudantes, seja na pesquisa, na extensão, no estímulo ao empreendedorismo – na abordagem das experiências das empresas juniores – seja nas condições de assistência estudantil oferecidas pela Fundação Mendes Pimentel (FUMP) que, há mais de 75 anos, tem provido ao estudante de precária situação socioeconômica o ingresso na Universidade e o apoio para que sua permanência possa ser efetivada em igualdade de condições com os demais. Um outro destaque dessa edição é a matéria que mostra as oportunidades de intercâmbio internacional oferecidas aos alunos da UFMG.

Esta edição inicia com a entrevista com o novo Reitor da Universidade, professor Ronaldo Tadêu Pena, que, entre outros temas, aborda as responsabilidades e atribuições do exercício deste cargo. Eleito em 2005, por meio de consulta à comunidade acadêmica, o Reitor também apresenta os projetos relevantes de sua gestão, em especial a criação da Diretoria de Assuntos Estudantis, novo órgão da Reitoria, que deverá promover de forma mais efetiva e democrática o diálogo entre o corpo discente da Universidade e a Administração Central.

Enfim, esta edição de UFMG Diversa procura oferecer aos seus leitores informações precisas, qualificadas e abrangentes acerca da Instituição, de seus programas de formação e, dessa forma, revelar a dinâmica de uma Universidade que contribui para o desenho de um futuro mais próspero, mais justo, mais humano. Afinal, nem é preciso lembrar que o desenho envolve uma atitude do desenhista: de forma geral, ele, o desenhista, parte da sua realidade, para transformá-la ou mesmo para criar uma nova realidade com as características que lhe pareçam mais adequadas. O desenho nem sempre é um fim em si mesmo e o termo é muitas vezes usado para se referir ao projeto ou esboço para um outro fim. Portanto, desenhar o futuro tem o significado de projetar, formular e incorpora o sentido de autoria, de criação. Ou seja, o protagonismo de ousar projetar uma realidade diferente, de ousar sonhar com o desenho de um mundo melhor. É esse o significado que, esperamos, a Universidade deve representar e que, temos certeza, essa edição apresenta aos seus leitores.

Desejamos que UFMG Diversa possa ensejar uma boa leitura e crie caminhos para que possamos, com a educação de todos, desenhar o futuro.

Maria Céres Pimenta Spínola Castro
Diretora de Divulgação e Comunicação Social